FOTO 4 FOTO 5 FOTO 4 FOTO 5

UMA LONGA VIAGEM COMEÇA COM UM ÚNICO PASSO

Escrito por: Christiano Nery
08/09/2020

Caminhar é o movimento que nos impulsiona, enquanto humanos, ao futuro. E o que torna esse caminhar em uma busca é justamente não sabermos quais os melhores caminhos e como são, mas conhecermos a direção.

Ao nascermos, percorremos um longo caminho temporal até conseguirmos dar o primeiro passo. E esse ainda é inseguro, desequilibrado, sem direção, mas é o que nos levará à nossa longa viagem nessa vida. Aos poucos vamos ganhando firmeza, escolhendo direções e desafiando os caminhos. Quando crianças fazemos isso com maior coragem do que agora e isso nos leva mais longe, nos leva a descobertas e ao mundo. Mas, mesmo adultos, precisamos de coragem para enfrentar os novos caminhos da vida em busca de crescimento e novas aprendizagens.

Em 17 anos de história, a Aquarela caminhou muito, percorrendo caminhos desafiadores até aqui. Isso a fez crescer, olhar para trás, rever os tombos e conquistas, mas não esquecendo a direção na qual escolheu seguir: Educar para o desenvolvimento da criança de forma integral, formando futuros cidadãos ativos e conscientes, que busquem a construção de um outro mundo possível. Por isso, revendo-se, passando por processos de desconstrução e reconstrução, a Aquarela caminha para o futuro em busca de uma educação significativa para as crianças e para si.

“OLHARES: Um espaço para observações, percepções, reflexões e caminhos, para além do ver”, surge da necessidade de uma aprendizagem constante em relação ao universo da criança, da Educação Infantil e do Brincar, caminho escolhido pela Aquarela enquanto Instituição de Ensino. Será um espaço construído por provocações, dúvidas, falas, de adultos e crianças da nossa comunidade escolar, como forma de expressão e pesquisa em direção ao futuro.

A ação de ver é inerente a nós humanos. Faz parte dos nossos sentidos e ela acontece de forma natural e não intencional às vezes. Porém, o olhar, pensando de forma holística, está para além do ver. É um conceito complexo que pode ser construído com várias reflexões, mas nos traz a percepção de que muitas vezes vemos algo ou uma situação sem enxergarmos seu real significado ou sentido. Assim, esse espaço tem a intensão de provocar a nós, comunidade escolar, educadores e educadoras, famílias e pessoas que enxergam a educação como possibilidade de transformação pessoal e humana, a propormos reflexões, indagações e pesquisa a respeito desse sonho: uma educação transformadora.

Como disse Lao-Tsé, “uma longa viagem começa com um único passo”. Hoje estamos dando esse primeiro passo e esperamos que mais pessoas venham caminhar conosco. Nosso desejo é de que esse espaço possa nos provocar e nos fazer crescer enquanto pessoas, indivíduos em nossa identidade, mas seres coletivos e sociais, que buscam construir caminhos de crescimento e desenvolvimento em direção a outro mundo possível.

Que nossos diferentes olhares possam convergir em direção a um futuro melhor para a educação. Um forte abraço!

PUBLICAÇÕES ANTERIORES